Ata de Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Educação – CME, Realizada no dia 24 de abril de 2024.
Ao dia 24 de abril do ano de 2024, às 9h00min (nove horas), na Casa dos Conselhos, foi realizada a segunda reunião extraordinária do CME (Conselho Municipal de Educação) de Presidente Tancredo Neves/BA em 2024. a senhora presidente Celidalva Silva dos Santos (Diretores de Escolas Públicas), fez a verificação do quórum e constatou que estavam presentes os conselheiros: Celivan Silva dos Santos (CAE), Leandro Andrade de Almeida (Escolas Particulares), Ivone Maria de Jesus Rocha (Secretaria Municipal de Educação), Maria Rita Dias Batista (Estudante), Valéria Santana (Conselho Tutelar); Rosivaldo Santos de Jesus (pai de aluno) e Aldeci Santos Venceslau Sabino (Diretores). Esteve presente também a senhora Loide Fagundes de Brito (SME), constando conselheiros suficientes para a realização de reunião Extraordinária deliberativa, em seguida apresentou a pauta do dia que constava os seguintes assuntos 1-Apreciação da Proposta de Educação em Tempo Integral na rede municipal de Educação de Presidente Tancredo. 2- Apreciação e aprovação da autorização das escolas A Presidente a senhora Celidalva deu início a reunião extraordinária saudando a todos os presentes e seguiu falando referente a apreciação e aprovação da autorização das escolas informando que não haverá o parecer devido a falta de documentos nos processos encaminhados a casa dos conselhos, em seguida passou a palavra para a senhora Loide Fagundes de Brito que explanou a todos os conselheiros presentes sobre a proposta de Educação em Tempo Intregal na rede municipal de educação de Presidente Tancredo Neves Tendo que a educação integral é um conceito que vai além da simples transmissão de conhecimento acadêmico na qual ficou clara para os presentes a metodologia a ser utilizada pelas escolas. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento integral dos estudantes, levando em consideração não apenas o aspecto intelectual, mas também o emocional, social, físico e cultural. Por meio da educação integral, busca-se formar cidadãos mais críticos, criativos, autônomos e solidários, preparados para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. A escola em tempo integral é uma modalidade de ensino que se destaca por oferecer aos estudantes a oportunidade de passar mais horas na escola, permitindo uma maior dedicação aos estudos, bem como o desenvolvimento de atividades extracurriculares. Esse modelo educacional visa proporcionar um ambiente mais enriquecedor e estimulante para os alunos, contribuindo para o seu desenvolvimento integral. Além das disciplinas tradicionais, a escola em tempo integral costuma oferecer uma variedade de atividades complementares, como aulas de arte, música, esportes, idiomas e programas de apoio socioemocional. Isso permite que os estudantes ampliem seus horizontes, desenvolvam habilidades diversas e explorem novos interesses. Em seguida a plenária aprovou o parecer por unanimidade. Por nada mais haver para o momento a Presidente a senhora Celidalva Silva dos Santos agradeceu a presença de todos e declarou a presente reunião extraordinária por encerrada. Do que constou eu Elane dos Santos Santos, secretária executiva, lavrei a presente ata que, após lida e aprovada, será por todos os conselheiros e presentes assinada. Presidente Tancredo Neves/BA, 24 de abril dede 2024.
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